Rua Carlos Chagas, n. 188, Qd. 06, Lt. 30, Bairro da Serrinha, Goiânia - GO CEP: 74.835-020

(62) 3255-0366

Serviços
Sondagens - Fundações - Projetos
Sapatas e Blocos de Fundação

Sapatas e Blocos de Fundação são fundações rasas ou diretas. Enquanto os blocos de fundação são elementos de apoio construídos de concreto simples e caracterizados por uma altura relativamente grande, necessária para que trabalhem essencialmente à compressão; as sapatas são elementos de apoio de concreto armado, de menor altura, que resistem principalmente por flexão.

Sondagem Mista e Rotativa

Sondagem Mista compreende a execução de Sondagem Rotativa simultânea com Sondagem a Percussão, avançando por solo (material de 1ª categoria), solo com pedregulhos e matacões (material de 2ª categoria), e rochas (material de 3ª categoria).

Sondagem Rotativa é utilizada para perfuração e reconhecimento de rochas, através de sondas rotativas, que permitem a retirada de testemunhos da rocha atravessada, recuperados através do barrilete, podendo atingir grandes profundidades.

Tubulões a céu aberto

Tubulão a céu aberto é um tipo de elemento estrutural de fundação profunda, onde a escavação do fuste pode ser manual ou mecanizado. O tubulão pode ou não ter a base alargada, porém em ambos os casos há a necessidade da descida de um operário para executar o alargamento da base ou simplesmente a limpeza do fundo do tubulão.

Estacas escavadas com trado mecanizado

Estaca escavada com trado mecanizado é utilizado em perfurações acima do nível do lençol freático, através de trado helicoidal com diâmetros variados. A vantagem desta solução reside na grande mobilidade e produção do equipamento, na ausência de vibrações, em permitir a amostragem do solo escavado, em atingir a profundidade desejada e determinada em projeto e em poder ser executada bem próxima às divisas.

Sondagem a Percurssão - SPT

Sondagem a Percussão - SPT (Standard Penetration Test) é um procedimento geotécnico de campo, capaz de amostrar o subsolo, medindo a resistência do mesmo ao longo da profundidade perfurada.

Ao se realizar uma Sondagem a Percussão pretende-se conhecer:

  • O tipo de solo atravessado através da retirada de uma amostra deformada, a cada metro perfurado;
  • A resistência (Nspt) oferecida pelo solo à cravação do amostrador padrão, a cada metro perfurado;
  • A posição do nível do lençol freático, quando encontrado durante a perfuração.

Estacas moldadas in loco tipo Strauss

Estaca moldada in loco tipo Strauss é uma solução amplamente difundida, inclusive em locais onde o lençol freático está aflorando.

Por se tratar de equipamento leve e econômico, constitui um tipo de estaca que reúne muitas vantagens, como:

  • Ausência de trepidações e vibrações em construções vizinhas;
  • Facilidade de locomoção dentro da obra;
  • Possibilidade de execução da estaca com o comprimento projetado, permitindo cotas de arrasamento abaixo da superfície do terreno;
  • Possibilidade de verificar, durante a perfuração, a presença de corpos estranhos no solo, matacões e outros, permitindo a mudança de locação antes da concretagem;
  • Possibilidade da constatação das diversas camadas e natureza do solo, pois a retirada de amostras permite a comparação com a sondagem a percussão;
  • Possibilidade de execução de estacas próximas à divisa, diminuindo assim a excentricidade nos blocos;
  • Possibilidade de execução em áreas construídas com pé-direito reduzido, diante da facilidade de adaptação do equipamento;
  • Possibilidade de montar o equipamento em terrenos de pequenas dimensões;
  • Autonomia, importante em regiões ou locais remotos.

Projetos de Fundação, Contenção e Reforço

Projeto de Fundação é realizado a partir das informações coletadas do Relatório de Sondagem e do Projeto Estrutural. Os projetistas fazem estudos e levantamentos entre os vários tipos de fundações possíveis de ser realizados na obra, escolhendo o que apresentar melhor custo/benefício e segurança.

Projeto de Contenção é realizado para a maioria das obras de fundações. É frequente a criação de subsolos para estacionamento em edifícios urbanos, de contenções de cortes ou aterros por muros de arrimo ou estacas escavadas justapostas, entre outros.

Projeto de Reforço de Fundação é realizado quando há necessidade de renovar ou aumentar a segurança da fundação original, em virtude do seu mau desempenho ou de aumento do carregamento por ampliação de áreas ou mudança do tipo de uso da edificação.